A tendinite patelar é popularmente conhecida como joelho do saltador. Essa lesão ocorre devido uma sobrecarga do tendão patelar, é um tendão que liga a patela (patela) ao osso da perna (tíbia), e transmite a força da musculatura da coxa para o movimento de extensão do joelho.I

É uma lesão mais comum em praticantes de atividade física. Dentre os fatores que causam a sobrecarga, estão o formato pontiagudo da patela, predisposição genética, atividades com impacto intenso que exigem saltos repetitivos, e ausência de fortalecimento muscular adequado ou desbalanço muscular nos membros inferiores.

Os esportes mais associados à tendinite patelar são aqueles que envolvem os saltos. São eles: vôlei, basquete, atletas corredores de rua, ginastas, entre outros.

O principal sintoma é a dor na parte mais baixa do osso da patela, localizada no próprio tendão, pode ocorrer durante ou após atividade física inicialmente, mas com a evolução da doença pode progredir para dor com pequenas atividades do dia-a-dia ou até mesmo ao repouso.

O diagnóstico é feito através da história clínica e exame físico, e confirmado por exames de imagem. Os exames mais indicados nesses casos são ultrassom de joelho e ressonância nuclear magnética. É importante também a avaliação de fatores predisponentes, como alterações na anatomia do joelho ou na biomecânica dos movimentos esportivos, principalmente em casos de difícil melhora.
Imagem incorporada
Imagem incorporada
Imagem incorporada
Imagem incorporada

Leave a Reply