A síndrome do túnel do carpo é uma doença compressiva do nervo mediano quando este atravessa a região do punho.
A síndrome do túnel do carpo é uma doença compressiva do nervo mediano quando ele cruza uma estrutura delimitada por um retináculo e ossos do carpo formando um verdadeiro “túnel” por onde passa além do nervo mediano mais nove tendões que são responsáveis pelos movimentos de flexão dos dedos.
É a neuropatia compressiva mais comum, melhor definida e mais estudada do ser humano. A principal causa da STC é a L.E.R/D.O.R.T.; traumas com ou sem fratura, tumores ósseos ou de partes moles que possam exercer compressão extrínseca sobre as estruturas que passam pelo túnel carpal e não podemos deixar de citar as causas inflamatórias como a artrite reumatoide.
Acomete mais as mulheres que os homens principalmente na faixa de 35 a 60 anos e em cerca de 50% dos casos é bilateral. As queixas típicas são dormência e formigamento no dedo indicador, médio e anular e sensação de choque em determinadas posições da mão.
O diagnóstico baseia -se na clínica do paciente, sendo que a ultrassonografia do punho associado a eletroneuromiografia auxiliam no estabelecimento da gravidade da lesão e na definição de qual é o melhor tipo de tratamento a ser utilizado.
Comentários