O Situs inversus caracteriza-se por uma anomalia congênita autossômica recessiva, em que os principais órgãos do tórax e do abdômen se situam em uma posição espelhada em relação a topografia habitual, podendo, em alguns casos, ser acompanhada de outros defeitos.
A maioria das pessoas apresenta uma assimetria na disposição dos órgãos, em que o ápice cardíaco, o pulmão bilobulado, o estômago e o baço se situam do lado esquerdo e a veia cava, o pulmão trilobulado e o maior lobo do fígado se encontram do lado direito. Esta disposição dos órgãos é conhecida por situs solitus.
As pessoas que sofrem de situs inversus, apresentam uma disposição em espelho desta assimetria, que pode ser assintomática ou levar a complicações, como sinusite crônica e broncopneumopatia obstrutiva, que pode evoluir para um quadro de bronquiectasias difusas com degradação progressiva da função pulmonar.
Tipos de Situs Inversus
O situs inversus pode ser classificado em vários tipos:
- Situs inversus totalis, em que todos os órgãos localizados no tórax e no abdômen estão invertidos;
- Situs inversus parcial, em que só alguns órgãos estão invertidos;
- Situs inversus abdominal, quando todos os órgãos situados na região abdominal estão invertidos;
- Situs ambiguous, quando o fígado está localizado na linha média do corpo, o baço está ausente ou duplicado, ou quando há sinais de má rotação intestinal;
- Dextrocardia, quando o coração se encontra do lado direito, em vez de estar do lado esquerdo do corpo.
Comentários