Polimastia é o termo técnico utilizado para designar a presença das glândulas mamárias em outros lugares no corpo que não as mamas. Um paciente com polimastia apresenta mais do que duas mamas, com as chamadas mamas acessórias.

Na polimastia, além de no local normal, as mamas podem ser encontradas em outras regiões como as axilas, a barriga, as coxas e até mesmo na pelve do paciente.

Polimastia também pode receber o nome de mamas acessórias ou de mamas supranumerárias. É mais comum em pacientes do sexo masculino do que em pacientes do sexo feminino.

Causas

Quando o embrião está em desenvolvimento, ainda na barriga da mãe, surgem várias glândulas mamárias espalhadas por diferentes pontos da pele do embrião. Conforme o desenvolvimento acontece, as mamas regridem e se localizam somente em um lugar, que é a linha mediana do torso, onde estão normalmente presentes. 

Em pacientes com polimastia, por algum motivo, algumas de suas glândulas mamárias não regridem por completo e eles podem apresentar um ou mais conjuntos de mamilos ou de glândulas mamárias em outros lugares do corpo que não a linha mediana do peito.

O excesso de peso e de alguns hormônios, como a prolactina, também podem contribuir para a polimastia.

Sinais de polimastia

Na polimastia, o paciente apresenta glândulas mamárias adicionais que surgem em outros lugares do corpo.

Essas glândulas mamárias podem ser somente uma massa extra, como um caroço ou volume extra, que surge em locais como a axila, a barriga e a pelve, ou podem se apresentar como mamilos mesmo.

Outros sintomas de polimastia em pacientes do sexo feminino podem incluir:

  • dores e inchaço nas mamas adicionais, durante o período pré-menstrual;
  • produção e saída de leite em caso de amamentação, também nas mamas adicionais.

Imagem incorporadaImagem incorporada

Leave a Reply