A fascite plantar (FP) é a causa mais comum de dor na região plantar do calcanhar e é responsável por até 15% de todos os sintomas nos pés que requerem cuidados médicos. Está associada a morbidade significativa, resultando em limitações de atividade para os pacientes afetados.
A fáscia plantar ou aponeurose plantar é a união das aponeuroses dos músculos superficiais plantares. É uma estrutura fibrosa e inelástica presente na planta do pé.
Na sua inserção proximal no processo medial da tuberosidade do calcâneo, é estreita e espessa, se tornando mais larga e fina distal e anteriormente, onde se divide em cinco cabeças, uma para cada dedo do pé, imediatamente proximal às cabeças dos metatarsos. É formada por 3 bandas:
- Central: aponeurose do músculo flexor curto dos dedos;
- Lateral: aponeurose do abdutor do quinto dedo;
- Medial: ventre do músculo abdutor do hálux.
Diagnóstico da fascite plantar
O diagnóstico é clínico. A fascite plantar é caracterizada por dor localizada na face interna do calcâneo, que geralmente piora com os primeiros passos pela manhã ou após um período de inatividade. No exame físico há sensibilidade localizada durante a palpação no local da inserção da fáscia.
Ultrassonografia
Exame normal: estrutura fibrilar ecogênica com inserção no calcâneo
Exame alterado: aumento do calibre da fáscia, com hipoecogenicidade e heterogenicidade textural .
Comentários