A ascite é definida como o acúmulo patológico de líquido na cavidade peritoneal. A causa mais comum é a cirrose, responsável por cerca de 75% dos casos.

Características clínicas

Os pacientes apresentam distensão abdominal; o líquido pode ser detectado ao exame físico como macicez móvel. A ultrassonografia, a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância nuclear magnética (RNM) podem confirmar o diagnóstico. Na maioria dos pacientes, a história e o exame fornecerão pistas importantes sobre a etiologia da ascite (por exemplo, sinais de doença hepática crônica ou de insuficiência cardíaca). As causas incluem doenças que causam hipertensão portal, a hipoalbuminemia e as neoplasias.

Cirrose

Em 217, a cirrose causou mais de 1.32 milhão de mortes no mundo todo, em comparação com menos de 899,000 mortes em 1990. As mortes por cirrose representaram 2.4% do total de mortes globais em 2017, em comparação com 1.9% em 1990.

Na cirrose, a ascite é oriunda da disfunção renal e anormalidades na circulação portal e esplâncnica. A retenção de sódio é um dos principais fatores na patogênese. A vasodilatação arterial esplâncnica (secundária à fibrose hepática) leva ao aumento da formação de linfa, à ativação do sistema renina-angiotensina e do sistema nervoso simpático, e à liberação de hormônio antidiurético. Isso provoca a retenção renal de água e de sódio. Há uma resistência aumentada ao fluxo portal, resultando em hipertensão portal, formação de veias colaterais e desvio do sangue para a circulação sistêmica. Cerca de 50% dos pacientes com cirrose desenvolvem ascite em até 10 anos.

Outras causas

Outras causas da hipertensão portal que podem estar associadas com ascite incluem insuficiência cardíaca congestiva, pericardite constritiva, hepatite alcoólica, hepatite fulminante, hepatite subaguda, metástase hepática maciça e síndrome de Budd-Chiari.

As doenças que causam hipoalbuminemia, como a síndrome nefrótica e a enteropatia perdedora de proteína, podem resultar em ascite. As doenças peritoneais, incluindo peritonite infecciosa e malignidades, também podem provocar ascite.

Diagnósticos diferenciais

Comuns

  • Hepatite C
  • Hepatopatia alcoólica
  • Insuficiência cardíaca congestiva
  • Síndrome nefrótica

Incomuns

  • Hepatite B
  • Colangite biliar primária
  • Hepatite autoimune
  • Hemocromatose
Imagem incorporada

Leave a Reply