A tenossinovite ou síndrome de De Quervain é uma inflamação que afeta os tendões do punho que se dirigem para o polegar, nomeadamente os tendões do abdutor longo e extensor curto do polegar, na zona onde atravessam uma bainha fibrosa espessa, que constitui o primeiro compartimento extensor do punho
.Foi descrita pela primeira vez pelo médico suíço Fritz De Quervain, no ano de 1895.Este problema afeta sobretudo adultos entre os 30 e os 50 anos e as mulheres são 10 vezes mais afetadas que os homens.
O diagnóstico da tendinite de De Quervain é essencialmente clínico. O teste de Finkelstein é um teste clínico, muito útil na confirmação do diagnóstico da tendinite ou tenossinovite de De Quervain.Perante uma clínica sugestiva, o diagnóstico de tendinite de De Quervain deve ser confirmado através da realização de exames, uma ecografia.
O Raio x (Rx) não é necessário para o diagnóstico desta patologia mas pode ser útil para exclusão de outras patologias que possam ter uma apresentação clínica semelhante ou no caso de antecedentes de patologias prévias, como a fratura do punho.
Comentários