A ginecomastia é um aumento no tecido mamário no qual as glândulas das mamas costumam adquirir um aspecto duro e de tamanho acima do normal. A lipomastia, por sua vez, também se caracteriza pela mamas aumentadas, mas não por conta de um aumento nas glândulas, e sim por um acúmulo de tecido adiposo (gordura) na região.
A ginecomastia possui diversas causas diferentes, mas elas têm em comum um fator: o desequilíbrio nas quantidades de testosterona (hormônio das características masculinas) e de estrogênio (hormônio das características femininas). No entanto, esse desequilíbrio pode ser desencadeado por fases específicas da vida (recém-nascidos, adolescentes, idosos). Em que há oscilações hormonais naturais, por uso de certas substâncias (drogas, álcool, alguns medicamentos, esteroides anabolizantes). Além de estarem envolvidos com condições específicas de saúde (hipertireoidismo, problemas no fígado, tumores).

A lipomastia é causada por dietas ricas em carboidratos e lipídeos, geralmente, acompanhadas por um perfil sedentário, que aumentam o percentual de gordura.

 

Imagem incorporada

Leave a Reply