Os exames de imagem das glândulas salivares apresenta um largo espectro de técnicas de imagem, sendo que cada uma dessas técnicas apresenta indicações diferentes e diferenças na abordagem de cada patologia. 

As glândulas salivares apresentam-se como um dos locais com maior incidência de patologias, sendo, de todos, o local com maior variabilidade de patologia tumoral no corpo. Os tumores das glândulas salivares representam cerca de 3% do total de tumores do corpo. A sialoadenite e a sialolitíase são as patologias inflamatórias mais frequentes; dentro das condições não inflamatórias, a sialoadenose e os mucocelos apresentam-se como os mais prevalente.

 Na patologia tumoral, o adenoma pleomórfico e o tumor de Warthin, são os tumores benignos mais prevalentes, ao passo que, o carcinoma mucoepidermóide e carcinoma adenóide cístico são os tumores malignos mais prevalentes.

A ecografia apresenta-se como a técnica de diagnóstico ideal numa primeira avaliação, sendo a ressonância magnética o exame de eleição na avaliação e estadiamento da patologia tumoral.

Leave a Reply