As glândulas paratireoides são quatro glândulas endócrinas que se localizam posteriormente à glândula tireoide. Estas glândulas produzem ou paratormônio (PTH) que regula a concentração de cálcio no sangue. A função principal das paratireoides é manter o nível de cálcio no sangue dentro do estreito limite apropriado ao funcionamento dos sistemas nervoso e muscular. Os pacientes que evoluem com hiperparatireoidismo, uma ou mais glândulas paratireoides apresentam aumento de volume e da produção do PTH.
Diagnóstico Clínico:
Alterações Renais: cálculos renais de repetição, nefrocalcinose e insuficiência renal;
Alterações ósseas: dor, deformidade esquelética, redução de estatura, fraturas patológicas, Osteíte fibrosa cística e tumor marrom. O sinal radiológico mais sensível no hiperparatireoidismo primário é a reabsorção óssea subperiostial nas falanges médias. Outros sinais radiológicos são rarefação óssea difusa, crânio com aspecto de “sal e pimenta”, fraturas e pseudocistos ósseos;
Sinais/sintomas clínicos inespecíficos: fadiga e fraqueza generalizada, atrofia muscular, hiperreflexia, distúrbios da deambulação, depressão, hipo ou anorexia, constipação intestinal;
Manifestações reumatológicas: Hiperuricemia, gota, condrocalcinose, artralgia;
Manifestações cardíacas: Hipertrofia ventricular esquerda na ausência de HAS;
Pacientes com IRC terminal.
Crise Hipercalcêmica: principalmente disfunção do SNC, doença óssea grave, nefrolitíase, PTH > 20 vezes o normal, dor abdominal intensa, náusea e vômitos, pancreatite e úlcera péptica.
Diagnóstico por meio de exames de imagem:
Cintilografia com 99m-technecium Sestamibi (MIBI): Sensibilidade 90,7% e especificidade 98,7%.
Ultrassonografia: exame para glândula paratireoide intra-tireoidiana e adenomas da glândula paratireóide inferior.
Outros exames: TC, RM, Angiografia, Dosagem seletiva de PTH.
Reoperações: A taxa de sucesso em reoperações sem exames de imagem pré-operatórios é de aproximadamente 60%. Tem sido recomendado o uso de dois procedimentos não invasivos (MIBI e ultrassom).
Comentários