A fáscia plantar é uma estrutura semelhante a um tendão originando-se no calcâneo e composta de três segmentos: central, lateral e medial. Sua principal função é a manutenção do arco plantar e também absorve uma pequena porcentagem da carga aplicada sobre o pé.

A tensão gerada na fáscia ao longo de seu percurso, ocasiona microrrupturas, a qual por sua vez conduz ao processo inflamatório conhecido como fasciite plantar. Ocorre principalmente nas mulheres tendo ainda como causas a obesidade, a idade avançada, anornalidades no formato dos pés como pé cavo, e espondilopatia.

O diagnóstico poderá ser realizado com a ultrassonografia onde se visualiza espessamento com hipoecogenicidade (escurecimento) da fáscia, podendo se evidenciar ainda sinais de fibrose ou calcificação, esta último levando ao conhecido popularmente como “esporão”.

Mesmo que o diagnóstico clínico pareça óbvio, deve-se realizar a ultrassonografia, notadamente devido aos diagnósticos diferenciais que podem simular fasciite como por exemplo a síndrome do túnel do tarso e a fratura de estresse.

Leave a Reply