O aumento na resistência ao fluxo hepático leva à hipertensão portal. Os vasos esplâncnicos têm como resposta a produção de óxido nítrico que causa a vasodilatação das artérias esplâncnicas. Esta vasodilatação provoca a diminuição do volume circulante efetivo levando ao acúmulo de sódio e água, que se concentram na cavidade peritoneal devido ao aumento da permeabilidade capilar.
Sinusoidais
Cirrose, hepatite aguda, neoplasia hepática extensa (metástases ou hepatocarcinoma).
Pré-sinusoidais
Esquistossomose, trombose de veia porta ou esplênica.
Pós-sinusoidais
Insuficiência cardíaca, pericardite constritiva, insuficiência tricúspide, síndrome de Budd-Chiari.

Ascite Não causada por Hipertensão Portal.

Peritônio Doente/inflamatório
Carcinomatose peritoneal, tuberculose, pancreatite, abdome agudo obstrutivo, abdome agudo vascular, rotura de víscera, vasculite. Laboratorialmente, costumam ter GSAA < 1,1 g/dL (ver adiante em avaliação).
Peritônio Normal
Estados hipoalbuminêmicos, como síndrome nefrótica, enteropatia perdedora de proteínas e desnutrição severa. Insuficiência renal e mixedema também podem levar à ascite com peritônio normal. Assim como nas ascites causadas por peritônio doente/inflamatório, também costumam ter GSAA < 1,1 g/dL (ver adiante em avaliação), pois a concentração sérica de albumina é baixa nestas condições e o gradiente se torna baixo por este motivo.  
Ultrassonografia
O exame físico é acurado na detecção de ascite em volumes acima de 1.500 mL, e a ultrassonografia de abdome pode ser útil para confirmar o diagnóstico e para guiar a punção em ascites de menor volume. Além disso, pode trazer informações sobre a causa subjacente, avaliando o parênquima hepático, sinais de esplenomegalia ou hipertensão portal, podendo ainda revelar achados como tumores, carcinomatose e linfonodomegalia retroperitoneal.
Tomografia de Abdome
Em casos em que a ultrassonografia não esclarece o diagnóstico etiológico da ascite e quando há suspeita de causa abdominal, a tomografia de abdome pode fornecer informações adicionais.
Laparoscopia Diagnóstica com Biópsia
Eventualmente é necessária, sendo útil principalmente na diferenciação de ascite tuberculosa e carcinomatose peritoneal, quando os demais exames forem inconclusivos.

Leave a Reply